Ensō

Ensō (円相) é uma palavra japonesa que significa “círculo” que simboliza iluminação, força, elegância, o universo e o vazio. Como uma “expressão do momento” é frequentemente considerado uma forma de arte expressionista. Na pintura zen budista, o Ensō simboliza um momento quando a mente está livre para simplesmente deixar os sentidos criarem. A pincelada de tinta nanquim do círculo é feita em apenas um movimento e não há possibilidade de modificação: mostra o estado expressivo do artista naquele momento. Os zen budistas “acreditam que o caráter do artista está completamente exposto na forma com a qual desenha um Ensō e apenas uma pessoa mentalmente completa consegue desenhar um Ensō verdadeiro. A pratica do desenho do Ensō diariamente é uma espécie de “exercício espiritual”.

Alguns artistas pintam o Ensō com uma abertura no círculo, enquanto outros completam o círculo. No primeiro caso, a abertura pode expressar ideias diferentes, por exemplo, que o Ensō não está separado, mas é parte de algo maior, ou que o defeito é um aspecto essencial e inerente da existência, a negação da perfeição.

O Ensō é também um sagrado símbolo da escola de Budismo, e é frequentemente utilizado pelos mestres zen como uma forma de assinatura na sua arte religiosa.